(11) 2839-9548
nfe@inovacoesdigitais.com.br

Renovação de Certificado Digital A1

Perguntas, Dicas, Instalação e Dúvidas sobre Nota Fiscal Eletrônica NFE

Para renovar o seu certificado digital ainda dentro do prazo de validade, podia ser feita pela internet até o fim de 2011.

A partir de 01/01/2012 é necessária uma nova validação presencial para retirar o certificado, mesmo sendo somente para renovar, devido a uma inovação tecnológica dos certificados digitais em todo o Brasil.

81 comentários

  1. Pedro disse:

    Boa noite.
    Faço minhas as palavras da Liliane porque esto vivenciando exatamente o mesmo prblema.
    To com um serio problema e nao sei com resolver….
    Sempre que vou assinar a nota fiscal, aparece que o certificado expirou, mais na verdade ele ao inspira em 2013… ja usei ele em outro pc e ele funciona, só no meu que nao esta funcionando… o que eu póssp fazer?

    Já instalei novamente o certificado digital nessa máquina, mas o problema persiste. Você tem alguma solução para isso?

    • NFE FISCAL disse:

      Bom dia Pedro.

      Qual o modelo do seu certificado ? A1 ou A3 ?
      Muito estranho funcionar em um computador e no outro apresentar esta mensagem.
      Se for modelo A1 tenta fazer o seguinte, faça um novo backup do certificado, então depois exclua o certificado do computador que não funciona.
      Agora faça a importação do certrificado e verifique no momento da assinatura da nota fiscal se irá apresentar mensagem de expiração novamente.

  2. Regis Iaronka disse:

    Eu tinha o certificado A1 instalado no meu pc, dai queimou a placa mae e com isso tive formatar ele de novo, so que antes dele queimar eu fiz uma copia do certificado, so que agorra nao consigo instalar ele e nem importar!!! eu faço td certinho mais na ora que era pra ele aparecer na aba pessoal la no internet explorer nao aparece o que pode ser? me ajudem kkkk

  3. destak disse:

    bom dia, eu uso o emissor de nota fiscal, e preciso passar para outro computador. Já instalei o programa em outro computador, mais não consigo transferir os dados das notas já emitidas, nem os dados dos clientes, tentei fazer backup e exportar/importar mais deu erro. Como eu posso estar passando esses dados para utilizar o programa com a mesma numeração de antes?

    • NFE FISCAL disse:

      Bom Dia

      O bom seria se estivesse com o backup para poder importar os dados para o novo programa de emissão no seu caso tentar novamente fazer a importação.
      Ou se for o caso pode está configurando o sistema para emitir nfe a partir de determinado número.

      Quando você instala seu sistema e inicia a emissão de OS, a primeira a ser emitida será a de número 000.001, e assim por diante.

      Pode ocorrer de você querer utilizar a mesma numeração que já vinha emitindo anteriormente, sem ter que iniciar suas OS do número 000.001. O Sistema Gestor possui duas configurações que vão lhe auxiliar nesse sentido.
      1. Acesse: Menu Principal | Gerência | Configurações do Sistema.
      2. Selecione a página de “Ordem de Serviços > Numeração”.
      3. Escolha a forma de numeração como: “Gerar automaticamente pelo sistema”.
      4. Informe o número da próxima Ordem de Serviços que o Sistema deverá adotar, e clique em “Confirmar”

      Notamos que alguns clientes possuem talonários de Ordens de Serviços já numerados tipograficamente, e que são utilizados pelas equipes externas, de modos que utilizar uma numeração sequencial automatizada não seria uma boa prática. Nesta situação, recomendamos que se utilize a digitação manual do número.

      1. Acesse: Menu Principal | Gerência | Configurações do Sistema.
      2. Selecione a página de “Ordem de Serviços > Numeração”.
      3. Escolha a forma de numeração como: “Sempre obrigar a digitação do número”.
      4. Ao criar uma nova OS, o sistema solicitará que você digite o número. Observe que a numeração não pode se repetir – ou seja: não podem existir duas Ordens de Serviço com o mesmo número.

      Temos um sistema online de emissão de nfe o qual há suporte por chat online, email e telefone, para conhecer os nossos planos acesse http://www.nfefiscal.com.br/planos.html

  4. Bom dia. Instalei o certificado, tudo certo. Quando entrar no firefox e clicko no link Acesso com Certificado Digital, ele pede para introducir a senha. Coloco a senha e pressiono ok. Aqui a senha e correta, pois se coloco uma senha errada, ele volta a pedir.. Quando coloco a correta (a luz do leitor de carta comeza a piscar), aparece um cartel que fala: Nenhum Certificado Digital ICP-Brasil foi reconhecido como válido

    O que pode estar acontecendo? Já reinstalei, reiniciei a maquina, instalei em varios computadores e sempre acontece a mesma coisa.. Grato!!

    • NFE FISCAL disse:

      Boa Tarde Alejandro

      Pode ocorrer do programa não está localizando o local exato de onde o certificado está, precisa está verificando.
      Foi de uma hoa pra outra que aconteeu isso ? ou seria o seu primeiro acesso ?
      Caso seja seu primeiro acesso pode ser referente a instalação do emissor que não foi instalada corretamente.

  5. luciana disse:

    Bom dia, meu caso esta igual ao do fernando

    21 de junho de 2012 às 9:40

    Entao quando vem a atualização do certificado ele já foi salvo em Desktop, o formato dele é .PFX é a mesma extensão do certificado anterior mesmo assim nao consigo abrir o arquivo da renovação. e respondendo o Fernando seguinte pode chamar um programador eu ja fiz de tudo e nao resolveu ja fiz atualizações ja baixei outro NFe nao inclue entao a solução e um programador isso é um BUG da NFe! antes eu estivesse deixado vencer e fazer novamente, essa renovação nao funciona.

    • NFE FISCAL disse:

      Bom Dia Luciana

      Realmente, pelo o que você e o Fernando estão comentando não dá pra entender porque não localiza o certificado uma vez que o certificado está no mesmo formato que o anterior.
      Será que antes de selecionar o certificado tem que informar em algum lugar o tipo do certificado ? se é A1 ou A3 pode ser um BUG mesmo quem sabe.

      Temos sistema para emissão de NFe e o modelo de certificado utilizado pelo o nosso sistema é justamente o A1, se entrar em contato e informar que já conversamos pelo o Blog posso de dar 50% de desconto na adesão, para conhecer nossos planos e/ou solicitar o nosso sistema acesse o site http://www.nfefiscal.com.br

  6. fernando disse:

    já verifiquei, esta no formato correto. Simplesmente não aparece nenhum arquivo!
    Será que se eu baixar novamente o emissor consigo resolver esse problema?

    obrigado!

    • NFE FISCAL disse:

      Fernando,

      estranho, pode ser que funcione.
      Mas antes de fazer a instalação façao o backup do atual e depois exclua TUDO que tenha do emissor e faça a instalação novamente.
      Tomara que dê certo, mas caso não dê temos um sistema online sem nenhum tipo de instalação de programa o acesso é online.

  7. jussara disse:

    tenho um certifcado mod a1 renovado porem nao consigo emitir nota fiscal eletronica, porque quando vou instala lo me pede a snha, ja fiz teste e ele abre normal nos outros orgao so no programa nfe do governo que ele nao aceita meu windows o 7 ele esta instalado em um notbook o que pode ser fetito

    • NFE FISCAL disse:

      Boa Tarde Jussara

      Antes de renovar o certificado estava funcionando normal ? não foi feito nenhuma atualização no computador, dependendo da atualização interfere no sistema como por exemplo JAVA mas no certificado não sei se interfere.
      Verifique se o loca que está buscando o certificado é o local correto que ele está salvo.

      Para conhecer o nosso sistema online de emissão de nota fiscal eletrônica acesse o site http://www.nfefiscal.com.br

  8. fernando disse:

    Bom dia.
    Meu certificado tipo A1 vence no dia 28/06/2012 ja fiz a renovação e já tenho instalado o mesmo em minha maquina.
    Porem tentei abrir o novo certificado no emissor da nfe e não consegui, clico no icone incluir certificado,e abre uma janela onde devo selecionar onde esta salvo o certificado e assim inclui-lo. Nesse campo não me aparece nada, tenho a opção de Desktop ou meus documentos porem não abre arquivo nenhum.

    Tenho que esperar até dia 28 pois é quando vence o meu certificado, ou esta acontecendo algum problema?

    obrigado.

    • NFE FISCAL disse:

      Bom Dia Fernando

      Pode ser utilizado do novo certificado antes que o outro vença não há necessidade de aguardar o vencimento.
      Mesmo o certificado estando no desktop você não consegue selecionar ele ?
      Pode ser o formato do arquivo do certificado que esteja diferente e por isso o emissor não esteja conseguindo localizar, já verificou se é igual ao anterior ?

      Para conhecer os nossos serviços de sistema online de nota fiscal eletrônica acesse o site http://www.nfefiscal.com.br

  9. julio disse:

    o certificado digital A1 que tenho vence em 15 dias. Posso renovar online ou tenho que comprar outro ?

    • NFE FISCAL disse:

      Boa Tarde Julio

      Das empresas certificadoras Serasa e Certising é necessário comprar outro, agendendando e ir pessoalmente, então já é bom ir providenciando.
      Já de outras empresas certificadoras não sei lhe informar mas provavelmente deve ser da mesma forma.

      Para conhecer os nossos planos de sistema online para emissão de nfe acesse o link http://www.nfefiscal.com.br/

  10. Francisco disse:

    Bom dia, fiz a renovação do certificado A1 mas quando eu vou instalar ele pede a senha eu digito a senha corretamente e da o aviso de que a senha não confere o que pode ser feito. Obrigado.

  11. bom dia estou tendo problemas na hora de assinar a nota, não sei mas o q fazer, caixa q entra quando colocamos o logo não reconhece onde esta a imagem por exlp, mesma coisa na hora de procurar o certificado ou o backup dos produtos e noras e clientes cadastrados

  12. liliane alves da sivla disse:

    Boa noite.
    To com um serio problema e nao sei com resolver….
    Sempre que vou assinar a nota fiscal, aparece que o certificado expirou, mais na verdade ele ao inspira em 2013… ja usei ele em outro pc e ele funciona, só no meu que nao esta funcionando… o que eu póssp fazer?

  13. MAURÍCIO SOUZA disse:

    Bom dia a todos, o meu programa emissorde nota fiscal foi corrompido,ja tentei instalar novamente mas não consigo,sempre carrega mas o programa nunca abre.o que eu poderia fazer para continuar emitindo notas?

    • NFE FISCAL disse:

      Bom Dia,
      Precisa desinstalar TUDO referente o emissor e depois instalar novamente.
      Trabalhamos com um sistema online de emissão de notas, não há necessidade de instalar nenhum programa no computador,
      apenas está conectado na internet para emitir, visualizar, imprimir reenviar por email.
      Qual o certificado que você utiliza ? Para utilizar o nosso sistema é necessário o certificado modelo A1
      Segue link dos planos disponveis http://www.nfefiscal.com.br/planos.html
      Espero ter ajudado.

  14. vitor disse:

    periodo de validade do certificado expirou – apareceu essa mensagem hoje como faço ?

  15. Valéria disse:

    Uso um mesmo certificado para a matriz e a filial porém na hora de assinar a Nfe da filial para a Sefaz dá q o certificado expirou mas da Matriz tá sendo assinado normalmente o que fazer?

  16. SCHERMISON disse:

    como eu instalo o certificado digital???

  17. ALEX SIMIAO disse:

    Boa tarde!
    O computador da empresa que eu uso foi formatado, e através dele eu utilizava o certificado digital para emissão de notas, porém quando tentei emitir uma nova nota o site da NF paulistana não reconheceu o Certificado. Preciso de ajuda, não sei bem se existe um “passo-a-passo” para faze-lo voltar ao normal.

  18. Marcos Rodrigues disse:

    Bom dia.

    Estou na mesms Situação do Pedro, gostaria de saber se não tem como renovar a validade do certificado?, se resolve somente comprando um novo.
    Marcos Rodrigues!

    • NFE FISCAL disse:

      Bom Dia,
      Qual o modelo do seu certificado ?
      No caso ele já chegou a vencer ?
      Os certificados modelo A1 comprados no serasa e que a data de validade era té o ano passado, caso o cerificado tivesse próximo a validade era possivel renovar direto pela internet, porém aparitr de 01/01/2012 não é possivel renovar pela internet, é necessário ir até o posto fiscal novamente como se tivesse fazendo uma nova compra. Quanto aos certificados modelo A3 não tenho muita informação, mas acho que deve ser a mesma coisa.

  19. Pedro Bruno disse:

    Bom Dia.
    Tentei assinar e transmitir umas NFe, mas ao clicar para Assinar o Emissor de Nota Fiscal apresenrou a seguinte mensagem:
    “O periodo de validade do certificado expirou.”
    Gostaria de saber qual procedimento para poder regularizar minha situação.
    Desde ja agradeço!

    Att: Pedro Bruno

  20. Idelma Aparecida Freitas disse:

    Bom dia.
    Gostaria de saber se depois de cadastrar o certificado digital no meu computador, eu posso transferir para outro computador n com o mesmo certificado digital?
    Obrigada.
    Idelma

    • admin disse:

      Pode utilizar em outro computador sim.
      Mas dependendo do programa que você utiliza parta emitir nota fiscal, talvez tenha problema na numeração delas.
      Alguns caso do modelo A1 temos instalado ele no nosso servidor queo cliente consegue acessar de qualquer computador ou aparelho que permite navegação via internet compatível com o Internet Explorer.
      E o contador consegue utilizar esse mesmo certificado no escritório dele para gerar vários tipos de documentação.

Deixe um comentário